A cada duas horas um carro é roubado em Campinas (SP) de acordo com o último levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgado dia 25. Foi registrado aumento de 15,06% neste primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De janeiro a junho de 2016, foram contabilizados 1.650 roubos. Em 2015, Campinas teve 1.434 na mesma época.
Os bairros com maior incidência de acordo com boletins de ocorrência registrados por departamento de Polícia (DP) são: Jardim Aeroporto, Parque Taquaral, Jardim Chapadão e Vila Georgina, –
Sousas e Cambuí tiveram o menor registro de roubos de veículos – [10 e 48 boletins de ocorrência]. Março foi o mês que mais teve roubos de automóvel durante o primeiro semestre.
Ocorrências
Um tipo de atuação que está se tornando comum em Campinas, é o roubo de carros dentro de estacionamentos. Apesar da segurança, bandidos estão rendendo funcionários e roubando além de automóveis, o caixa da empresa.
Leandro Las Casas, 26 anos, foi refém deste tipo de ação em maio deste ano, enquanto deixava o carro em um estacionamento próximo da empresa em que trabalha. Ele relata a violência dos bandidos, que além do carro, roubaram também a mochila com todos seus pertences e documentos.
“Eu tinha acabado de chegar ao estacionamento, e quando já tinha entregado a chave do carro para o funcionário que cuida do local, dois homens armados puxaram a mochila das minhas costas e exigiram a chave. Eles entraram no guichê, pegaram o dinheiro do estabelecimento, meu celular de trabalho, a chave que estava em poder do funcionário, e me fizeram sentar no chão com a arma apontada na minha cabeça. Foi tenso”; relembra Leandro, que foi feito refém durante o período de ação dos bandidos.
Na mesma semana, uma mulher também foi roubada em outro estacionamento do centro de Campinas.
O técnico Thales Facchini, de 28 anos, teve o mesmo carro roubado por duas vezes. Na primeira vez conseguiram resgatar em 24 horas, mas na segunda o resultado não foi o mesmo.
Há um mês, em uma manhã de sábado, ele e uma amiga planejavam andar de bicicleta ao redor da Lagoa do Taquaral. O carro estava na entrada principal do parque com as bicicletas desmontadas no interior do veículo. Acabaram tendo que acionar seus familiares para terem como voltar para casa, já que os bandidos levaram tudo.
“Estava tudo no carro. Infelizmente eu não tinha seguro, o ano do automóvel era 92 e ficava muito caro. Como estava quitado, meu plano era dar de entrada em um mais novo, mas infelizmente voltei a estaca zero. Terei de começar tudo de novo, já que não é fácil juntar dinheiro para dar de entrada em outro”; declara.
A região do Taquaral teve 223 registros de roubo entre janeiro e junho, ficando na segunda posição das estatísticas.
Os casos de furto tiveram queda de 4% em relação ao primeiro semestre de 2015 para 2016, mas o número de ocorrências continuam maiores do que as de roubo no município.
Créditos: g1.globo.com
Deixar um comentário