Dirigir requer preparo e acima de tudo paciência. Nos grandes centros urbanos a educação no transito querer que dirija e olhem além do individual, pensar no coletivo garante a segurança sua e de sua família, e preserva outros motoristas e pedestres a sua volta.
Seguro Fácil Brasil, seu seguro na Internet
goo.gl/imXfMm
O ambiente de trânsito é definitivamente estressante, especialmente nos grandes centros. A correria do dia a dia e a necessidade de seguir horários faz com que os condutores deixem de lado algumas das regras definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, não seguir as leis dificulta ainda mais o trânsito caótico.
Para a psicóloga e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trânsito e Transporte Sustentável da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alessandra Bianchi, o primeiro passo é que todos entendam que o trânsito não é um espaço individual. “O condutor não pode fazer o que quiser, mas também não pode escolher como os outros vão agir. Se todos cumprissem com a regra de trânsito, seria diferente”, diz.
Atitudes que pioram
Entretanto, algumas respostas podem piorar a situação. “Não se deve tentar responder na mesma moeda, pois o nervosismo pode trazer outros problemas”, afirma Alessandra. Segundo a psicóloga, deve-se entender que o comportamento do outro condutor está errado e tentar tolerar. “Conseguir suportar o erro dos outros é difícil, mas não vale a pena ter um ataque cardíaco por conta do estresse”, acrescenta.
Alessandra cita as pesquisas de que os homens provocam acidentes por conta de erros e transgressões, enquanto mulheres costumam se esquecer de realizar alguma ação (ligar a seta, por exemplo) quando são as causadoras. “Elas já são mais cuidadosas em geral, então isso tem que ser mantido no trânsito violento”, diz.
Por isso nós da Seguro Fácil estamos de prontidão para oferece-lo as melhores opções de seguro para sua segurança e de terceiros, garantindo assim sua tranquilidade em caso de eventuais ocorrências.
Deixar um comentário