Um Estudo da empresa de consultoria Capgemini revela que em um futuro próximo os carros estarão conectados em nuvem a sistemas que ajudaram na segurança do motorista e até a aliviar um congestionamento.

Seguro Fácil Brasil, seu seguro na Internet
goo.gl/imXfMm

Confira, abaixo, algumas previsões da Capgemini sobre a transformação do setor automotivo em 2016.

O carro conectado solucionará o seu primeiro crime

Com câmeras e sensores, o carro conectado torna-se efetivamente um sensor móvel, que monitora as ruas em tempo real e envia os dados para a nuvem. A polícia já conta com dados visuais coletados por câmeras fixas. Não é exagero imaginar parcerias entre cidadãos e autoridades policiais para complementar os dados das câmeras fixas com dados obtidos a partir dos carros conectados.

A velocidade média no trânsito aumentará

Dados em tempo real coletados pelos carros conectados serão reunidos e armazenados na nuvem para determinar qual é a melhor forma de aliviar um congestionamento. Cidades como Londres, a mais congestionada da Europa, poderão controlar o fluxo do tráfego no horário de pico.

Com os dados combinados de milhões de veículos que trafegam na rua, os órgãos de trânsito poderão decidir onde colocar semáforos com a luz vermelha e em que duração para diminuir o congestionamento. Com o tempo, a velocidade média do trânsito em Londres aumentará.

Primeira cobrança de prêmio de seguro por quilômetro

A análise de dados em tempo real possibilitará às seguradoras personalizar seus serviços, oferecendo aos motoristas experientes um seguro mais barato se dirigirem em uma área segura. No entanto, se decidirem dirigir em uma área com alto índice de acidentes, poderão pagar um preço maior.

A tecnologia permite um modelo de pagamento altamente customizado, no qual, em teoria, os motoristas pagam mais por dirigir à noite, por exemplo, se dispositivos vestíveis indicarem que seu julgamento pode ter sido comprometido pelo consumo de álcool.